quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Tecnologia na vida


DOS SONHOS AOS ARES


Todo processo de construção depende de planejamento e visão de futuro. Os fatos e personagens mencionados no vídeo demonstraram este princípio. Todo empreendimento exige do ser humano perseverança e ousadia, tais procedimentos fizeram com que a história se apropriasse de mudanças que refletem até os dias atuais. Sob este prisma temos a Informática, avançando em diversos setores da vida social. Sua influência está presente em todo momento revigorando o mercado de trabalho, onde a educação profissional está totalmente voltada para esta formação. Faz-se necessário ressaltar que o profissional atual depende e precisa de conhecimento tecnológico. Acrescentamos ainda a presença da informática nas ações cotidianas da sociedade.

O cidadão informatizado se apropria de informações com mais interatividade e segurança rompendo com as barreiras da comunicação. Todavia, nem todos ainda possuem esse acesso, devido a falta de oportunidade e esclarecimentos das inúmeras janela de descobertas que esta ferramenta pode proporcionar aos indivíduos.

A informática se tornou de fundamental importância para o desenvolvimento e realização de atividades, pode-se hoje recorrer a internet em busca de respostas para inúmeras situações das mais corriqueiras como a pesquisa de uma receita a mais complexas como busca de pesquisas escolares, instalações de programas e etc., assim como a outras ferramentas do computador que poderão auxiliar desde a organizações de agenda, controle de orçamentos, digitações de textos entre outras funções.

Pode-se concluir que para se viver hoje é fundamental que o cidadão esteja atento aos diversos avanços tecnológicas, e sempre se atualizando para que possa se adaptar as mudanças que ocorre diariamente na sociedade.

Segundo Moran:

“Lemos, com freqüência, que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo. A máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador, as redes eletrônicas contribuíram para a extraordinária expansão do capitalismo, para o fortalecimento do modelo urbano, para a diminuição das distâncias. Mas, na essência, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas a sua utilização dentro do modo de produção capitalista, que busca o lucro, a expansão, a internacionalização de tudo o que tem valor econômico.”


Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm.

Acessado em:19/06/2008.


Um comentário:

Professora Lenice Pereira disse...

Oi Hellen, tenha um bom final de semana. Seu blog está muito legal!
Beijos Lenice